EM DEFESA DO EVANGELHO DE CRISTO

20/04/2013 22:50

Mateus 10:16

Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.

 

 

Quando eu olho para as palavras deixadas pelo Senhor Jesus aos seus discípulos e observo as nossas atitudes como discípulos de Cristo em nossos dias, penso que há uma tendência individualista nos nossos corações de cada um agir como pensa sem prestar a devida atenção as palavras do mestre, o que nos tem feito errar em nossas atitudes e em muitos casos temos sido culpados de muita discórdia no nosso meio.

Ando com um pesar no meu coração muito grande, pois alguns de nossos irmãos se fecham em seus próprios raciocínios e não admitem em conversar sobre assuntos que são de interesses de todos nós, na verdade temos sido arrogantes e inflexíveis na nossa linha de pensamento não permitindo que outras pessoas pensem diferentes, isto tem dividido demais a igreja do Senhor Jesus.

Amados, de cara estamos ignorando um mandamento do Senhor Jesus, que é o de amarmos uns aos outros, pois nisto conhecerão que somos discípulos de Cristo.  Mas a maioria de nós não estamos preocupados em que as pessoas percebam que somos discípulos de Cristo em nos unirmos pela causa nobre do Evangelho, queremos que as pessoas percebam que somos discípulos porque a nossa pregação é eloquente,  nossa maneira de agir é a mais certa, o nosso ponto de vista é o melhor, a nossa igreja é a mais centrada na Bíblia, a mais equilibrada, esquecemos que a igreja que pratica o Evangelho é a que observa-o e procura obedecê-lo, é aquela que abraça a causa de Cristo e renuncia os seus direitos a favor do mesmo.

Estamos assistindo atualmente alguns Pastores que estão na mídia e que por possuírem um poder aquisitivo bastante elevado estão sendo criticados. Amados confesso que eu mesmo já critiquei muitos deles, não aprovo a forma escandalosa com que se tornam tão poderosos, não concordo com a maneira de explorarem o público financeiramente, entretanto não podemos negar que alguns deles tem sido bastante corajosos para abraçar uma causa que muitos de nós temos nos encolhido, temos nos acovardado.

Quando Jesus nos diz que precisamos  amar uns aos outros para que o mundo veja e reconheça que somos discípulos dele, ele está exatamente falando em estarmos juntos, unidos pela causa, mesmo que não sejamos perfeitos, mesmo que não concordemos muito com a prática de alguns deles, mas vamos ficar juntos defendendo o evangelho, porque se não formos a favor deles estaremos a favor do mundo, da impiedade, da promiscuidade.

Estou no caminho do Senhor Jesus desde 1981, sempre procurando aprender um pouco mais a cada dia, procuro aprender com os meus erros e com os erros dos outros, e aprendo principalmente com a Bíblia, que afinal nos mostra homens espetaculares, como Jose, Daniel, Moisés, Jó etc.. e nos mostra homens como Davi, que cometeu tantos erros e no entanto foi intitulado de homem segundo o coração de Deus. Se fosse nos dias de hoje Davi seria apedrejado não pelo mundo, mas por pastores e crentes. No entanto Jesus veio da linhagem de Davi.

Neste momento da história cristã, aqui no Brasil, estamos presenciando um dos maiores movimentos de promiscuidade, imoralidade e violência de todos os tempos, que são as tentativas de aprovação de leis junto ao congresso para denegrir, desmoralizar, e calar a boca do evangelho, que é esta ditadura Gay, reivindicando direitos de desmoralizar a família, desmoronando com princípios, valores que custaram tão caro para serem construídos. Mas a falta de conhecimento de muitos de nós, ao invés de abraçarmos a causa a favor do evangelho, procurando pelo menos nos posicionar em oração a favor dos nossos representantes, estamos nós mesmos os apedrejando com nossas críticas, com nosso posicionamento como líderes jogando nossa congregação contra aqueles que com defeito ou sem, estão defendendo uma causa que é nossa também, ainda que não o aceitemos como nossos representantes, são eles que estão nos representando, ficaria mais bonito se tivéssemos a hombridade de pelo menos ficar calados só orando. Esquecemos que ao criticarmos estamos jogando pedras em nós mesmos e na cruz de Cristo.

O que muitos de nós não conseguimos entender é que não temos que ficar olhando para os defeitos dos outros e sim dos nossos, ou se olharmos que seja para nos proteger contra os mesmos. É como em um casamento, na verdade  estamos casados, estamos casados e não podemos nos divorciar, diz um ditado popular que roupa suja se lava em casa, é isto mesmo.

Eu gostaria muito de estar expondo estas palavras somente entre nós, mas infelizmente, como o título do meu site, eu sou uma voz que clama no deserto, não teria nenhuma chance entre nós, não sabemos ouvir, só queremos falar, afinal ouvir pode nos fazer mudar de idéia e nós não podemos sair do nosso posicionamento, que é o correto, correto???

Queridos irmãos, parece que não temos aprendido nada do que a Bíblia nos ensina através do apóstolo Paulo, vejam o que ele nos diz em  (I Coríntios 6: 1-8)  1  Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos? 2 Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? 3 Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! 4 Entretanto, vós, quando tendes a julgar negócios terrenos, constituís um tribunal daqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja. 5 Para vergonha vo-lo digo. Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade? 6 Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos! 7 O só existir entre vós demandas já é completa derrota para vós outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano? 8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos próprios irmãos!

O escândalo maior que temos visto em nossos dias não são os erros dos nossos irmãos, mas a nossa falta de amor. Amados, estamos fazendo exatamente o contrário do que nos manda o apóstolo, aqui está a razão do verso que citei acima, porque esta atitude nossa de nos julgarmos uns aos outros e criticar uns aos outros só nos destrói a nós mesmos, isto é total imprudência provocada por uma  fuga da simplicidade do Evangelho, deixamos de ser simples e estamos com isso, me desculpem a expressão, mas sendo estúpidos nos degladiando contra nós mesmos.

Não podemos esquecer que o Senhor nos enviou como ovelhas para o meio de lobos, ora ovelhas são indefesas elas só são fortes quando unidas e tendo um pastor a frente, imagine se cada ovelha decidir cada uma ir para o seu caminho, como o pastor poderá guia-las? Elas andam em bando e são submissas porque são simples, por isso estão protegidas pelo pastor. Só estaremos protegidos pelo Pastor Jesus se estivermos unidos, se formos simples, se formos de fato ovelhas.

Infelizmente estamos parecendo mais bodes do que ovelhas, tenho observado que os cristãos de hoje e isto não exclui pastores, são as pessoas mais destemperadas que tenho visto, como está faltando mansidão no nosso meio, estamos dando marradas feito cabritos por qualquer coisa, nos irritamos e agredimos com palavras por qualquer coisa que nos digam que não concordemos. Amados temos todo o direito de não concordarmos com tudo o que vemos e ouvimos, mas temos que lembrar em primeiro lugar que nós representamos a Cristo e que ele jamais agiria do jeito em que temos agido.

Vou confessar uma coisa: Um dia em casa tive uma discursão com minha esposa que me abriu os olhos, no meio da discursão ela me disse: você está irreconhecível, a conversão para você não fez bem para o seu temperamento, eu casei com um homem que eu admirava por sua mansidão, mas hoje você está arrogante e grosseiro. Naquele momento confesso que fiquei muito irado, mas logo em seguida comecei a perceber que ela tinha toda razão, eu sempre fui conhecido e admirado por minha família pelo meu equilíbrio, por minha sensatez nos momentos de desavenças familiares, sempre fui o conciliador na família e agora eu estava sendo o inverso. Comecei a orar a Deus, passei por muitas moendas e hoje vivemos em grande harmonia em nosso lar, hoje, percebo o nervosismo e desequilíbrio em muitos de meus irmãos e procuro tirar como lição de como não devo ser, mas isto não é fácil quando se tem uma posição de autoridade e se lida com muita gente, infelizmente as pessoas nos tiram do sério. Hoje eu percebo que eu era manso não porque fosse bom, mas porque eu odiava a guerra e tinha medo das desavenças, com isso me tornava um pacificador, mas na verdade não sabemos lhe dar com o poder e quando nos vemos com algum nas mãos na maioria das vezes o monstro escondido dentro de nós se manifesta.

Como iremos matar este monstro terrível? Tiago nos ensina em sua carta, veja: todo o capitulo 3 : 1-18

1 -¶ Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.

2 -Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.

3 -Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.

4 -Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.

5 -Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!

6 -Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.

7 -Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;

8 -a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.

9 -Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

10 -De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.

11 -Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?

12 -Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.

13 - Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.

14 -Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade.

15 -Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca.

16 -Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins.

17 -A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

18 -Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.